Vladimir Nabokov

NABOKV-L post 0019045, Tue, 5 Jan 2010 08:00:13 -0500

Subject
Nabokov vi ra best-se ller na RĂș ssia
Date
Body



www.terra.com.br

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4187288-EI188,00-Livro%2Bpostumo%2Be%2Binacabado%2Bde%2BNabokov%2Bvira%2Bbestseller%2Bna%2BRussia.html



Livro pĂłstumo e inacabado de Nabokov vira best-seller na RĂșssia
05 de janeiro de 2010 ‱ 10h01



O livro pĂłstumo e inacabado de Vladimir Nabokov "O Original de Laura", que o escritor russo mandou queimar logo antes de morrer em 1977, seu Ășltimo desejo ignorado pelo filho, se transformou em best-seller na RĂșssia.
"''Laura'' vende muito bem. É um acontecimento literĂĄrio incomum na RĂșssia. Estamos falando do livro inacabado de um autor clĂĄssico", informou Ă  AgĂȘncia Efe uma das funcionĂĄrias da livraria "MoskvĂĄ", no centro da capital russa.
O Ășltimo livro do famoso autor de "Lolita", uma das obras mais controversas do sĂ©culo XX, estĂĄ entre os presentes de Natal favoritos para os leitores russos.
"Somos os líderes de vendas em Moscou", apontou a vendedora, que cifrou em milhares os exemplares vendidos só pela internet desde a publicação do livro no início de dezembro.
Na livraria popular Biblio-Globus, o livro de Nabokov, cuja tiragem foi de 50 mil exemplares em versĂŁo impressa e outros dez mil manuscritos, Ă© o quarto nas listas de vendas.
A versĂŁo impressa em russo custa 229 rublos (R$ 12,99), um preço acessĂ­vel para o ĂĄvido leitor russo, enquanto a versĂŁo bilĂ­ngue em russo e inglĂȘs chega atĂ© 649 rublos (R$ 36,82).
No entanto, esses exemplares bilĂ­ngues sĂŁo uma pequena joia literĂĄria, jĂĄ que incluem as cĂłpias fac-sĂ­mile dos 138 originais, manuscritos a lĂĄpis e paginados, nos quais Nabokov escreveu o livro nos Ășltimos anos de sua vida e que guardava em caixas de sapatos.
"Logo apĂłs ser publicado, o livro era vendido imediatamente", aponta uma funcionĂĄria da livraria Dom Knigi, que assegurou que a demanda quase nĂŁo diminuiu no decorrer das semanas.
Mais do que um livro, "O Original de Laura" Ă© uma experiĂȘncia literĂĄria Ășnica que permite ao leitor conhecer em primeira mĂŁo como trabalhava e ordenava ideias geniais a privilegiada mente de um escritor como Nabokov.
"Sempre Ă© interessante saber em que trabalham os escritores nos Ășltimos anos de sua vida e na fase final de sua capacidade criativa", assegurou Tatiana Ponomariova, diretora do museu Nabokov de Moscou.
A publicação do livro decidiu um dilema Ă©tico para o filho do autor, Dmitri Nabokov , que durante anos ficou na dĂșvida sobre se devia ou nĂŁo cumprir a Ășltima vontade de seu pai.
Precisamente, o livro começa com uma emocionante introdução na qual Dmitri relata os Ășltimos dias de doença de seu pai e explica os motivos da publicação do texto, o que resultou em crĂ­ticas por parte de editores e escritores.
Foi em 1975, quando o estado de saĂșde do escritor começou a piorar rapidamente, que Nabokov começou a escrever "esse embriĂŁo de obra de arte (...)", assinala seu filho.
Na introdução, o filho lembra que Nabokov tambĂ©m tentou queimar entĂŁo a minuta de "Lolita", mas que "sua esposa (Vera) lhe arrancou das mĂŁos" no Ășltimo momento em duas ocasiĂ”es.
Quando a doença começou a limitar seus movimentos, "Nabokov teve uma conversa com sua esposa na qual disse categoricamente que se morresse antes de terminar o livro, ele deveria ser queimado", disse Dmitri.
No entanto, a vontade do escritor foi ignorada pela esposa, que conservou os rascunhos em um banco suíço, e por seu filho, que levou 30 anos para decidir pela publicação de seu conteĂșdo em forma de livro.
"Esses especialistas (os crĂ­ticos) esquecem que, na realidade, Nabokov nĂŁo queria queimar ''Laura'' sob qualquer circunstĂąncia, mas ansiava escrever tantas pĂĄginas quanto fossem necessĂĄrias para acabar o rascunho", aponta.
Dmitri, de 76 anos, lembra que Franz Kafka também pediu a Max Brod que queimasse obras como "Metamorfose", "O Castelo" e "O Processo" "consciente de que ele jamais se atreveria a cumprir tal pedido".
"Nabokov agiu da mesma forma ao pedir a destruição do livro a minha mãe", apontou o filho do escritor, que considera que não podia privar o mundo de uma obra literåria desse calibre.
Em sua opiniĂŁo, "O Original de Laura" Ă© uma obra desconexa e inconclusa, mas "genial" e com semelhante "potencial revolucionĂĄrio" que "Lolita", um dos romances mais influentes da literatura moderna.
"Em minha cabeça jå estå terminada. Revisei a obra mentalmente umas 50 vezes", disse Nabokov ao "New York Times", um ano antes de morrer, sobre o livro que narra as infidelidades da promíscua Laura e os sofrimentos de seu desventurado marido.
Escritores como o britĂąnico Martin Amis criticaram duramente a decisĂŁo, enquanto outros acusaram Dmitri Nabokov de querer enriquecer com a obra de seu pai.
Outros gĂȘnios da literatura como o poeta romano VirgĂ­lio e o escritor russo Gogol tambĂ©m pediram, em vĂŁo, que suas obras-primas "Eneida" e "Almas Mortas" fossem postas em chamas.




Mais notícias de Notícias »








Search archive with Google:
http://www.google.com/advanced_search?q=site:listserv.ucsb.edu&HL=en

Contact the Editors: mailto:nabokv-l@utk.edu,nabokv-l@holycross.edu
Visit Zembla: http://www.libraries.psu.edu/nabokov/zembla.htm
View Nabokv-L policies: http://web.utk.edu/~sblackwe/EDNote.htm
Visit "Nabokov Online Journal:" http://www.nabokovonline.com

Manage subscription options: http://listserv.ucsb.edu/








Attachment